Mudando para uma nova casa com um gato

A maioria dos gatos não são muito fãs de mudanças. Se pudessem escolher, eles iriam preferir ficar onde eles já estão confortáveis e bem instalados. Mas, em alguns momentos de suas vidas, a maioria dos gatos domésticos devem passar por um novo local. Fazer a transição tão livre de estresse quanto o possível para o seu companheiro felino pode ter grandes benefícios, incluindo a redução do risco de sujeirada pela casa toda devido o medo, miados demais, tentativas de fugas, agressões e outros transtornos.
Mover um gato para uma nova casa envolve três aspectos básicos: Uma preparação, a própria mudança e a instalação no novo lar. Todas as etapas citadas a cima e descritas logo abaixo são muito importantes para uma mudança em goiania mais confortável para o seu amigo de patas. A terceira etapa também é muito importante caso você esteja tentando integrar um novo gato na seu ambiente.

  1. Preparação
      • Permita que o seu gato se acostume com a caixa que você ira transporta-lo. Deixe-o sentado com a porta aberta da caixa aperta, coloque dentro da caixa uma cama confortável para que ele sinta vontade entrar. Deixe alguns petiscos para gato dentro da caixa para que ele entre e os encontre por conta própria. Começa a alimentar o seu gato na caixa. Se o seu gato esta relutante em entrar na caixa para comer, coloque a vasilha de comida ao lado da caixa para ele se acostumar. Depois de alguns dias, passe a colocar a vasilha apenas dentro da caixa.

     

      • Durante o processo de empacotamento de todos os itens de caixa, observe o comportamento do gato, se ele ficar agitado, visivelmente desconfortável e temeroso quanto aquele processo, isole-o num comodo que não tenha movimentação. Também é uma boa ideia confinar o seu gato caso ache que ele pode se esconder em uma das caixas durante o processo.
        Tente manter a rotina diária do seu gato tão estável quanto possível. Fique atento ao seu horário regular de alimentação, jogos e brincadeira. Um alimentador com um temporizador pode ser útil para garantir que seu gato coma ao mesmo tempo todos os dias.

     

      • Se o seu gato é muito esquisito, nervoso ou facilmente estressado, fale com o seu veterinário sobre o uso de medicação anti-ansiedade para tornar o processo de mudança mais fácil para ele.

     

  2. A Mudança
        • Para evitar que seu gato se precipite pela porta enquanto os carregadores estiverem entrando e saindo, feche-o em um banheiro com comida, água, uma cama e uma caixa de areia. Coloque um sinal na porta orientando a todos para manter a porta fechada.

       

        • Alimente o seu gato com uma porção pequena da refeição no dia da mudança para reduzir o transtorno de estômago.

       

        • Enquanto estiver em trânsito, resista ao desejo de abrir o transportador do seu gato para acalmá-lo. Um gato assustado pode tentar sair. Abra apenas o transportador em uma área segura e quando absolutamente necessário.

       

        • Leve um rolo de fita de embalagem caso o transportador precise de reparos de emergência ao longo do caminho.

       

     

  3. O gato na nova casa
        • Primeiro, dia do gato na casa nova. Retire os cabos elétricos, enrole os recantos onde um gato pode ficar preso, certifique-se de que todas as janelas tenham telas seguras, remova todas as plantas possivelmente toxicas e confirme que nenhuma armadilha para controle de pragas foi deixada em qualquer lugar da casa.

       

        • Leve imediatamente o seu gato para um quarto que permanecerá relativamente silencioso. Antes de abrir o portador, coloque os pratos de comida e água da sua gato, a caixa de areia e a cama. Coloque algumas guloseimas de gato ao redor da sala para incentivar seu gato a explorar.
          Mantenha seu gato nesta sala “base doméstica” para seus primeiros dias na nova casa. Isso permitirá que ele gradualmente se acostume com o ambiente, sons e cheiros de sua nova casa sem se sentir sobrecarregado. Manter seu gato em uma unica sala também facilitará a ele encontrar sua caixa de areia, comida e água.

       

        • Passe seu tempo com seu gato em sua sala de base doméstica, primeiro fazendo atividades discretas, como ler ou assistir TV. Quando ele começa a explorar, ofereça atenção ao seu gato, trato e tempo de brincar.
          Quando a enxurrada de caixas já tiver acabado, gradualmente dê ao seu gato acesso ao resto da casa, um quarto por vez. Se não for possível fechar portas para limitar seu acesso, supervisione seu gato durante curtas sessões de exploração.

       

        • Mantenha a caixa disponível na sala base da casa por pelo menos algumas semanas. Uma vez que seu gato se instalou, você pode remover essa caixa. Alternativamente, você pode manter a caixa de areia doméstica, mas gradualmente transferi-la para uma localização preferível. Para se certificar de que seu gato não perde a localização de onde é, mova a caixa a apenas um pé de distância da sala base da casa e em direção a sua localização preferida a cada dia.